3 de julho de 2016

Como Lidar com a Agressividade dos Outros


Quase de certeza que todos nós precisamos, ao longo da vida, interagir com pessoas complicadas e muito agressivas. As agressões surgem quando há um conflito no qual alguém sente a necessidade de proteger os seus próprios interesses ou de lutar para conquistar algo. E muitas vezes isso acontece à custa dos outros. Ou seja, é algo muito mais comum do que se pode imaginar.



Sugerimos alguns princípios  que podem ajuda-lo a fazer da sua convivência com gente agressiva algo menos traumático.

Para começar, sabe que está perante uma  pessoa agressiva quando:

● Ela o interrompe ou fala alto demais, não permitindo que você fale. Não aceita o seu ponto de vista, querendo impor-se dessa forma.

● Você sente que o outro está invadindo o seu espaço pessoal.

● A interacção com aquela pessoa, de forma geral, deixa-o tenso.

● Sente-se emocionalmente esgotado e sem energia depois de interagir com ela.

Procure aplicar os cinco princípios a seguir descritos para melhor lidar com a agressividade dos outros.


 1.Mantenha a Calma

● Combater fogo com o fogo só irá piorar as coisas, estimulando assim a agressividade do outro. Tenha em conta alguns procedimentos para manter a calma caso sinta que está a ficar mais tenso e com raiva:

● Respire fundo.

● Beba um pouco de água, mexa no telemóvel ou faça qualquer coisa que reduza a pressão que está sendo criada naquele momento.

● Pense que se irá  arrepender de todas as coisas ditas num estado de descontrolo emocional.


2.Destaque a Irritação do seu interlocutor

Não continue a conversa como se ela não o estivesse a incomodar. Procure fazer com que seu interlocutor veja que está sendo agressivo, mas usando uma afirmação de empatia, em vez de o irritar ainda mais. Evite palavras acusatórias que se refiram directamente ao outro, “você”, “o seu”, “tu” e use frases como estas:

● “Não fique stressado, nós encontraremos uma forma de resolver o assunto”.

● “Você pode falar mais baixo, por favor?”

● “Desculpe, mas posso dizer algo que acho que é importante/que pode ajudar?”

● “Compreendo que isto pode ser stressante/frustrante”.

Se  fizer isso a tempo, ajudará o seu interlocutor agressivo a tomar consciência do que está fazendo. Como resultado, pode fazer com que a pessoa escute com mais atenção aquilo que você diz.


3.Crie Empatia

Coloque-se no lugar do outro e tente entender os motivos que o levam a ter um comportamento tão agressivo. A agressão é uma reacção natural para proteger ou acalmar algo. Tente considerar os seguintes factores:

● O que tem o seu interlocutor a perder? (tempo, dinheiro, amigos e família, status social, reputação, etc.)

● Como se sentiria se estivesse naquela situação?

● Será que existo algo mais na vida dessa pessoa que a deixa tão susceptível e explosiva?


4.Seja Assertivo

Pode parecer contraditório que você deva ser tanto empático quanto assertivo, mas uma coisa não exclui a outra. Entender a postura de outra pessoa não quer dizer que deva permitir que ela seja agressiva.

 ● Controle a sua voz e mantenha-se calmo. Isso irá mostrar a sua confiança e não instigará o seu interlocutor a falar num tom ainda mais forte.

● Defenda a sua posição e não permita que a outra pessoa monopolize a discussão. Expresse a sua opinião.

● Seja respeitoso e peça respeito em troca.

● No caso de o nível de agressão começar a aumentar, responda com mais força e assertividade, para mostrar que sua tolerância está a diminuir.


5.Mantenha o Foco

Se se deixar levar pelas emoções, o assunto em questão acabará por se perder e você pode até acabar por se esquecer de como a discussão começou. Mantenha o foco da conversa em coisas e dados importantes. Assim, irá ajudar o outro a ser razoável. Por exemplo:

● “A única coisa que importa é que...”

● “Daqui a algum tempo, você irá lembrar-se desta situação e rir-se dela”.

● Se conseguir fazer rir o seu interlocutor, isso irá com certeza acalma-lo e ajudará a alterar a sua postura.





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