2 de julho de 2016

10 CONSELHOS PARA IR DE FÉRIAS COM CRIANÇAS (EM SEGURANÇA)


É nos momentos mais inesperados que os acidentes acontecem. Repare sempre nos pormenores, porque fazem a diferença. Certifique-se de que as suas férias são em segurança, seguindo estes conselhos.



1. Não use roupas nem objetos com os nomes das crianças - Isso pode facilitar a vida às pessoas mal-intencionadas. Abordagens como "O teu pai disse para vires comigo, Joana" podem causar confusão na criança e levá-la a cair nas mãos de um predador.

2. Ensine-os a reagir em situações de perigo - Aproveite, por exemplo, a viagem de carro para o seu local de férias para treinar o seu filho para situações de perigo. Ensine a sua criança a não dar informações pessoais a estranhos.

3. Coloque gradeamentos ou vedações à volta da piscina ou lagos - A criança não esbraceja nem grita quando cai à água: afoga-se em silêncio. Não facilite e coloque proteções em portas ou crie barreiras para impossibilitar o acesso a locais onde as crianças se podem afogar. As tragédias acontecem em pouco tempo.

4. Esteja atento a quem está à volta da criança - Os predadores sexuais não são fáceis de identificar. Esteja atento a todos os sinais. Ensine a sua criança a não aceitar qualquer tipo de oferendas, sejam bolos, rebuçados ou brinquedos. Mantenha o contacto visual com os seus filhos/crianças e não os deixe ao cuidado de outras crianças ou de adultos que desconhece.

5. Não facilite nos pequenos trajetos - É nestas ocasiões, que supostamente envolveriam menos preocupação, que uma porta de um carro mal fechada pode provocar um acidente grave. Leve as férias com calma e garanta que está tudo preparado, mesmo para deslocações curtas.

6. Mantenha-se sempre atento na piscina, praia ou rio - Dois segundos é o tempo suficiente para perder de vista uma criança dentro de água. Estipule períodos para ir ao banho com os mais novos, sem descurar das crianças que não querem ir ao mar. Faça uma boa gestão desses períodos, para que todos se divirtam em tranquilidade.

7. Vigie e certifique-se dos aparelhos nos quais o seu filho brinca - Saiba se se destinam à sua idade, se estão licenciados e certificados e se o local apresenta todas as regras de segurança. Não facilite. Não deixe a criança usar fios, colares ou outros acessórios que possam ficar presos nos equipamentos e provocar asfixia.

8. Use cinto de segurança e cadeiras apropriadas - Faça as viagens em segurança máxima com material certificado. Se não tiver sistemas de retenção apropriados para transportar crianças, não o faça (mesmo em distâncias curtas). Utilize os sistemas de retenção obrigatórios e homologados, de acordo com o peso, idade e tamanho da criança. Só assim serão eficazes e confortáveis. Leve água e spray facial para refrescar as crianças e o resto da família durante a viagem.

9. Leve uma caixa de primeiros socorros consigo - Medicamentos para a febre e dores devem acompanhá-lo sempre. Não deixe que o seu filho passe várias horas com febre e dores. Não se esqueça de incluir desinfetante, pensos e gaze no seu kit de emergência.

10. Coloque alarmes em casa e avise as autoridades da sua ausência - São atos menos simples mas que poderão fazer a diferença. As autoridades locais possuem sistemas próprios para registar o seu período de ausência e reforçar a vigilância da sua área de residência.






Ver também:




Sem comentários:

Enviar um comentário